Recepção dos noivos.São recebidos com abenção dos familiares

Recepção dos noivos.São recebidos com abenção dos familiares

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Trajes para o casamento

Casamento
Em termos religiosos, em Cabo Verde, os casamentos seguem o padrão universal. Será talvez um pouco estranho. Aqui, faz sempre muito calor, seja verão ou inverno, pelo que vemos muitas pessoas à porta de uma igreja, de fato e gravata, de vestido branco comprido, de sapatos de verniz preto ou sandálias de salto alto.
Mas é assim. Como em qualquer outro país, às regras da instituição, casamento segue à risca, apesar do sofrimento de quase se sufocar de calor dentro de tanta roupa, especialmente os homens e a sua gravata.
Com uma particularidade, nos casamentos há um grupo de amigos e de amigas dos noivos que têm uma função especial e, por isso, se vestem ainda mais vigor. Elas são as damas, e eles os cavaleiros. De branco e roxo, dependendo dos gostos dos noivos quanto ao vestuário, com flores bordadas nos ombros, luvas brancas até aos cotovelos, malinha debaixo do braço, pulseiras e gargantilhas, elas. De calças pretas pregueadas e muito bem vincadas, camisa branca sem gravata e cinta roxa, anéis e pulseiras, por vezes fios ao pescoço, tudo em ouro legítimo (eles).
Formam o grupo de apoio aos noivos, uma espécie de guarda avançada. À entrada e à saída da igreja colocam-se frente-a-frente e erguem as mãos unindo-as no alto, fazendo assim uma espécie de túnel para os noivos passarem. São uma barreira humana para o casal, sendo que invariavelmente a noiva chora sempre muito e o noivo também não lhe fica mal deitar uma lagrimazita.
Temos de frisar que até nos casamentos se chega atrasado. E não estamos a falar do usual atraso da noiva. Chegam atrasados os noivos, os convidados e até o padre. Em Cabo Verde, aparentemente nunca se tem pressa para nada, o que é bom porque se evita o stress. É por isso que quando se acaba a cerimónia os noivos ficam por ali, à porta da igreja, a receber os intermináveis cumprimentos, ao sol, rodeados de amigos, dos noivos, é sempre um Mercedes descapotável, tem de ser descapotável para que os noivos possam depois ir acenando para o povo num sol abrasador.
Por fim segue-se a famosa festa, o copo-d´água e muitos panelões de comida. Em Cabo Verde as pessoas adoram uma bela festa e o casamento é o melhor pretexto para fazer “festa”.

Sem comentários:

Enviar um comentário